Guerra na Síria: Bebê perde olho e gera campanha pela paz

COMPARTILHE

A devastadora guerra civil na Síria continua chocando o mundo tamanha violência. Desta vez, um bebê de apenas 2 meses se tornou símbolo de uma campanha mundial de solidariedade. No final de outubro, Karim perdeu o olho esquerdo durante um bombardeio realizado pelo regime do presidente Bashar al-Assad, em Guta Oriental, último reduto rebelde na Síria. Ele também perdeu a mãe neste mesmo ataque.

A foto do bebê sem o olho e com graves ferimentos no crânio desencadeou uma campanha mundial, criada por fotógrafos freelancers que trabalham na zona de guerra. Com a hashtag #SolidarityWithKarim (Solidariedade com Karim), anônimos e até diplomatas e ministros publicaram fotos tampando o olho esquerdo e denunciando a situação calamitosa a população síria enfrenta.

Segundo o fotógrafo Amer Almohibany, um dos promotores da campanha, a imagem de Karim machucado o chocou mesmo antes do clique.

– Tinha visitado a criança e sua imagem me marcou antes mesmo de tirar a foto – explicou Amer, de 28 anos. – O objetivo da campanha é fazer com que a voz dessa criança, que perdeu um olho e sua mãe, alcance o mundo – declarou para a agência AFP.

O embaixador do Reino Unido na ONU, Matthew Rycroft, também publicou imagem tampando o olho.

com informações PlenoNews

COMPARTILHE